O processo de aprendizagem é decorrente da aquisição de conhecimentos, habilidades e saberes, através de um processo tanto dinâmico, quanto interativo com os ambientes em que os indivíduos estão inseridos. Dessa forma, percebe-se que a aprendizagem não ocorre de maneira padronizada. Dentre os estilos de aprendizagem há quem desenvolva melhor o conhecimento ouvindo (auditivos), há quem precise de apoio visual para assimilar melhor o aprendizado (visuais) e há quem precise explorar, tocar, sentir para conhecer melhor (cinestésicos).
Os estilos de aprendizagem podem ser predominantes ou combinados. Por isso, as instituições escolares devem oportunizar formas de aprendizagem diferenciadas para que a aprendizagem ocorra de forma gradativa e seja significativa na vida do aluno. O saber deve ser aliado ao conhecimento, à exploração, à resolução e à criatividade.
Portanto, quanto mais ativa for a metodologia utilizada em sala de aula, maiores as chances de êxito na aprendizagem. Uma metodologia que integre os estilos de aprendizagem, que estimule os processos cognitivos, criativos, executivos e ainda proporcione prazer aos alunos, será de fato significativa e memorável, consolidando os conteúdos trabalhados.
Em concordância com os fatos acima citados, a ludicidade como metodologia pedagógica é importante aliada para a educação, sobretudo para os alunos com necessidades educacionais especiais. Recorrer à metodologia lúdica faz com que desperte nos alunos tanto de sala de aula regular, quanto nos alunos de sala de recursos e em projetos extraclasse o interesse e o prazer no aprendizado. Conforme aponta Sousa:
O aspecto lúdico é um instrumento de grande relevância para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Levando em consideração o fato que as crianças vivem em um mundo de fantasias e encantamento, onde a imaginação e a realidade se combinam, essa técnica colabora auxiliando a idealizar o pensamento,fazendo com que a criança passe a ter mais concentração, além de desenvolver seu campo social, cultural e pessoal. (Sousa, 2008) |
A
utilização de brincadeiras, jogos (concretos e virtuais), música, dança,
trabalhos manuais, jogos de tabuleiro, esportes, exploração de ambientes
diversos, como instrumentos para a aprendizagem, é forma de dispor da motivação
inerente a estes para tornar a aprendizagem mais interessante aos olhos dos
alunos. Jogos e atividades temáticas podem ser excelentes instrumentos, aliando os conteúdos escolares a serem aprendidos, a motivação necessária para aprendê-los e a diversão, tão necessária para crianças e adolescentes.
No Colégio Imperatriz, a metodologia lúdica está presente desde a Educação Infantil, tornando os ciclos escolares mais divertidos e interessantes, contemplando, assim, os mais diversos estilos de aprendizagem, buscando incluir e oportunizar a todos os alunos meios para alcançar os conhecimentos escolares de forma significativa, desenvolvendo suas habilidades e descobrindo novos potenciais, realçando que a educação escolar pode ser inovadora e prazerosa. O Colégio busca aliar o protagonismo do aluno com a interação social que a ludicidade proporciona, pensando em enriquecer a formação humana de forma integral.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
SOUSA, Edson. O Lúdico como possibilidade de inclusão no ensino fundamental. Revista Motrivivência, v.8, n. 9. São Paulo, 2008.
REZENDE, Daniele. A importância da ludicidade na educação especial inclusiva. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, 2017.