Notícia

Voltar

Colégio Imperatriz: Aqui nós valorizamos o aprendizado de Tecnologia.

Publicado em 18 de Outubro de 2022


O estudo das disciplinas ditas exatas (matemática, química, física e biologia) vem ganhando cada vez mais destaque em uma sociedade, na qual a tecnologia passou a fazer parte do cotidiano, com avanços chegando cada vez mais rápido na vida das pessoas.

Contudo, o ensino de conteúdos tecnológicos não é simples e, muitas vezes, quando não bem conduzido, termina por levar a uma aversão a estas disciplinas por parte dos estudantes. Entre os fatores que podemos indicar para que o ensino das disciplinas de exatas seja feito de forma a explorar todo seu potencial, podemos citar:

a)    A dificuldade que os alunos têm de relacionar conteúdos aprendidos em sala de aula com situações reais que fazem parte do seu dia a dia. Por exemplo, a colocação de uma gota de uma solução contendo um determinado metal em sua composição, seguida da observação da cor emitida quando a gota é colocada em contato direto com uma chama, pode ser utilizada para ajudar o aluno a entender a configuração de um átomo e sua distribuição eletrônica. O aprendizado torna-se tão melhor, quando se pode fazer analogias com situações concretas e práticas.

b)    Ter um espaço disponível na escola para que atividades práticas possam ser desenvolvidas. Algumas atividades práticas requerem, em nome da segurança, espaços específicos para sua realização. Para suprir estas condições, fazem-se necessários investimentos na criação de estruturas laboratoriais para que os experimentos sejam desenvolvidos.

c)    Finalmente, mas talvez a mudança mais importante, a transformação na própria mentalidade do professor, que durante toda sua formação, com raras exceções, foi habituado a desenvolver o conteúdo das disciplinas de exatas de forma totalmente teórica, desenvolvendo o conteúdo de forma estanque e não fazendo analogias com situações reais, onde aquele assunto foi essencial para o desenvolvimento de alguma tecnologia, ou resolução de algum problema. Por exemplo, o estudo de ângulos e arcos pelos gregos permitiu uma medida aproximada do raio do planeta terra. Conhecer a história de como o experimento foi realizado e, só depois, inserir os cálculos necessários, despertaria a curiosidade do aluno e, talvez, o fizesse se apaixonar pelo estudo desta disciplina.

Como o Colégio Imperatriz investe no aprendizado das Ciências Exatas? Primeiramente melhorando sua estrutura, com a reforma de seus laboratórios de química, física e biologia, bem como com a compra de insumos e instrumentos para seu aparelhamento. Com isso já podemos notar, ao longo do ano de 2022, um aumento considerável na utilização destes espaços, por todas as turmas do colégio, desde o Kindergarten até o Ensino Médio, passando pelos Cursos Técnicos em Agropecuária e Cervejaria.

Em relação aos professores, o Colégio Imperatriz desenvolve um trabalho contínuo, denominado de Formação Continuada, no qual seu corpo docente desenvolve diversas atividades, com o objetivo de melhorar a condução das aulas, trazendo novas formas e ferramentas de ensino, apostando na tecnologia e no digital como forma de potencializar o ensino das Ciências Exatas a seus alunos.

 Colégio Imperatriz, sempre atento às novidades do mundo da educação para oferecer uma experiência única a seus alunos.



PARCEIROS:

Agraria
Zfa
schulen
upl
Suabios
Goethe
basf
Bayer
wda
Av. Michael Moor, 2097
Entre Rios - Guarapuava/PR

(42) 3625-8356

(42) 99115-3063

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta-feira:
Manhã: 7h20 às 12h10
Tarde: 13h às 17h30

Aos sábados: 8h às 12h
Av. Michael Moor, 2097 Entre Rios - Guarapuava Paraná

(42) 3625-8356

(42) 99115-3063

ASSOCIACAO EDUCACIONAL IMPERATRIZ DONA LEOPOLDINA
CNPJ: 77.905.479/0001-30
Desenvolvido por BRSIS