O Curso Técnico em Cervejaria do Colégio Imperatriz, único no Estado do Paraná, foi fundamentado dentro de uma perspectiva de formação integral que atenda o educando em todas as dimensões: econômica, política, social e cultural.
O Curso está organizado para atender as necessidades e demandas técnicas regionais, além de estar em sintonia com o mercado cervejeiro, em expansão.
A estrutura física, incluindo os laboratórios e o campo didático experimental, do Colégio Imperatriz, assim como laboratório central da Cooperativa Agrária; as dependências da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária, da Maltaria, da Cervejaria Experimental da Cooperativa, além de Cervejarias e outras instituições parceiras, estão à disposição de docentes e alunos para o desenvolvimento da prática profissional.
A disponibilidade de toda essa estrutura possibilita aos alunos uma formação diferenciada, conhecendo e compreendendo todo o processo do Campo ao Copo.
O aluno, para cursar o CTC do CI, deve:
Ser maior de 18 anos;
Ter concluído o Ensino Médio;
Ser aprovado em processo classificador (o processo contempla provas de conhecimentos específicos, conhecimentos gerais e entrevista);
Apresentar o certificado de conclusão ou histórico escolar, conforme exigido, e demais documentações solicitadas para efetivação da matrícula.
O curso é ofertado em modelo híbrido. O módulo 1, em formato EAD, com aulas teóricas noturnas de segunda a sexta-feira entre 18 e 22h. Os módulos de 2 a 7, intercalando atividades teóricas e práticas, em formato presencial, de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 17h10.
O módulo 1, em EAD, ocorrerá no período de 05/02/2024 a 03/05/2024, enquanto os módulos presenciais de 2 a 7, entre 07/05/2024 e 26/11/2024.
O estágio supervisionado obrigatório contempla 150h que devem ser cumpridas ao final do curso por meio de atividades de estágio na própria mantenedora instituidora do colégio ou em entidades parceiras à instituição, inclusive no exterior.
As atividades complementares somam 24h e são comprovadas por meio de certificados de participação.
Para o desenvolvimento da prática profissional do CTC, a instituição conta com as dependências do Colégio Imperatriz, seus laboratórios e seu Campo Didático-Experimental; do laboratório central da Cooperativa Agrária; das dependências da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária, da Maltaria, da Cervejaria Experimental da Cooperativa, além de Cervejarias e outras instituições parceiras do Colégio Imperatriz.
Toda essa estrutura disponível possibilita aos nossos alunos receber uma formação diferenciada, conhecendo o processo do Campo ao Copo
O curso desenvolve-se por módulos em que a sistemática de avaliação ocorre por disciplina do módulo ofertado. O sistema de avaliação dá-se pela atribuição de conceitos de acordo com o desempenho do aluno no atingimento dos objetivos dos componentes curriculares. Para obter aprovação no módulo, o aluno deve ter alcançado o conceito A, B ou C em todas as disciplinas.
A Avaliação da disciplina será composta por provas, trabalhos, seminários, aulas práticas, relatórios de aulas práticas e demais instrumentos avaliativos, consolidados entre docente e coordenação.
O conceito da disciplina será composto pela Avaliação da Disciplina e a Avaliação Integrada do Módulo. Em caso de não atingimento do conceito desejado o aluno poderá participar da Avaliação de Recuperação e da Avaliação Substitutiva.
Todos os modelos de avaliação ofertados preveem a interdisciplinaridade e a formação de um profissional com visão de todo o processo de produção cervejeira.
O trabalho das competências e habilidades específicas de sua área de formação devem permitir ao técnico desenvolver com segurança suas atribuições profissionais e lidar com contextos caracterizados por mudanças, competitividade, necessidade permanente de aprendizagem, revisão de posições e práticas, desenvolvimento e ativação de valores, atitudes e crenças, sempre pautados na sustentabilidade de suas atividades e na preservação do meio ambiente.
Por isso, o CI prevê ao aluno que concluir o Curso Técnico em Cervejaria as seguintes competências gerais:
1. Coordenar atividades de produção de cervejas, aquisição e manutenção de equipamentos.
2. Desenvolver técnicas mercadológicas de produtos e insumos para a indústria cervejeira e promove a inovação tecnológica.
3. Supervisionar atividades de fabricação de cervejas, moagem do malte, maceração, filtração, fervura, decantação e resfriamento do mosto, fermentação, maturação, filtração e envasamento do produto.
4. Executar o controle físico, químico e microbiológico das indústrias cervejeiras.
5. Realizar análises químicas, físicas, biológicas e sensoriais.
As inscrições para o processo de seleção do CTC são disponibilizadas no site do colégio a partir de setembro do ano vigente.
São apenas 30 vagas para o curso, com início das aulas previsto para fevereiro do ano seguinte.
O processo de seleção possui duas etapas: prova teórica de conhecimentos e entrevista do candidato.
As inscrições para o processo de seleção do Curso Técnico Cervejeiro, turma 2024, iniciam em 16/10/2023.
Maiores informações e o link de inscrição estarão disponíveis aqui, a partir de 16/10/2023.
A matrícula é anual, com ingresso no início do ano.
O curso é ofertado em modelo híbrido. O módulo 1, em formato EAD, com aulas teóricas noturnas de segunda a sexta-feira entre 18 e 22h. Os módulos de 2 a 7, intercalando atividades teóricas e práticas, em formato presencial, de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 17h10.
A grade está distribuída em módulos, totalizando 7 módulos. O curso tem duração de 12 meses, incluindo formação e estágio.
O estágio supervisionado obrigatório contempla 150h que devem ser cumpridas ao final do curso por meio de atividades de estágio na própria mantenedora instituidora do colégio ou em entidades parceiras à instituição, inclusive no exterior.