Notícia

Voltar

Dia da Mulher

Publicado em 23 de Março de 2017


Em busca de um trabalho interdisciplinar e de uma maior integração do Ensino Médio com o Ensino Fundamental II está sendo desenvolvido, pelas áreas de Ciências Humanas e de Linguagens, o projeto “Educar para a paz”, o qual oportunizou um excelente debate na Semana da Mulher. Mulheres de destaque na sociedade de Guarapuava foram convidadas para uma mesa redonda, no dia 09/03, e promoveram a discussão e a reflexão de nossos alunos e professores sobre a mulher ontem hoje e amanhã.

Foi visível o engajamento e participação dos alunos no evento, o que está reiterado nos relatos:

Aluna: Yasmin Kredenser

Foi bom para adquirir mais conhecimento sobre o assunto, principalmente com pessoas que têm experiência na área. Vai ajudar em futuras redações, para ter argumentos e melhorar nossas opiniões. Foi interessante também ter novos pontos de vista sobre o assunto. Poderiam realizar o evento mais vezes, com mais tempo para tirar dúvidas e o evento poderia, inclusive, ser aberto à comunidade.

Aluna: Cindy Gumpl

Foi uma experiência boa, pois ficamos sabendo mais a fundo sobre a gravidade da situação, principalmente em relação à violência contra a mulher. Serviu também como uma conscientização aos jovens em relação à mulher e sua luta na igualdade de direitos.

Também foi bom pelo fato de a mesa redonda ter sido composta por mulheres que estão inteiramente ligadas a esta causa e que são experientes.

Seria interessante, se tivéssemos mais eventos como este, de diferentes assuntos. Talvez também para os alunos mais novos (que estão formando opiniões).

Aluno: Israel Henrique Ferreira

Foi um encontro enriquecedor, pois trouxe uma outra visão da situação da mulher para mim, que sou homem. Pude reconhecer o quão árduo e sofrido foi a caminhada da mulher ao longo do tempo, em busca da igualdade dos direitos. Também foi uma experiência muito interessante, pois possibilitou uma melhor compreensão da situação do movimento feminista no Brasil, principalmente. A mesa redonda também explorou melhor os objetivos atuais desse movimento. Ainda há divergências entre as próprias mulheres, e que, para realmente a igualdade ser alcançada, o apoio dos homens é indispensável. As mulheres necessitam de nós homens. Pude, com este encontro, rever algum conceito, formular novas ideias e realmente entender o que as mulheres buscam, trouxe a mim uma nova visão da situação, e por que devo tentar auxiliar esse movimento, da forma que posso. Vi o posicionamento de diferentes mulheres, como elas agem e pensam, algumas que são “feministas de carteirinha”, outras são mais moderadas. Foi uma ótima mesa redonda. Espero que tenha mais oportunidades como essa, para assim construirmos um colégio que está a par dos acontecimentos atuais e que sabe se posicionar sobre esses assuntos.

Aluno: Gustavo Kuhn

O evento realizado no dia 09 de março de 2017 sobre o dia da mulher destaca a importância da discussão dos temas de violência e desigualdade que mulher sofre.

Durante o evento pudemos ouvir diversas mulheres que relataram experiências pessoais e de mulheres atendidas por elas. Elas destacam que ainda é preciso uma mudança na sociedade brasileira. Os temas foram tratados por especialistas da área judicial, saúde e programas sociais, que trabalham e convivem no dia a dia com as experiências tratadas.

A importância do evento se dá pela necessidade de conscientizar tanto homens quanto mulheres sobre as desigualdades e violência que ocorrem contra a mulher no dia a dia da sociedade brasileira, porém não vejo que o feminismo resolverá, pois o tema foi tratado como “salvação”, deve ser passado que deve haver respeito e a tentativa de mudar como a pessoa achar melhor.

PARCEIROS:

Agraria
Zfa
schulen
upl
Suabios
Goethe
basf
Bayer
wda
Av. Michael Moor, 2097
Entre Rios - Guarapuava/PR

(42) 3625-8356

(42) 99115-3063

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta-feira:
Manhã: 7h20 às 12h10
Tarde: 13h às 17h30

Aos sábados: 8h às 12h
Av. Michael Moor, 2097 Entre Rios - Guarapuava Paraná

(42) 3625-8356

(42) 99115-3063

ASSOCIACAO EDUCACIONAL IMPERATRIZ DONA LEOPOLDINA
CNPJ: 77.905.479/0001-30
Desenvolvido por BRSIS