O Grêmio Estudantil Karl Ilg (GEKI) tem como principal objetivo o desenvolvimento de lideranças estudantis. O grupo que o compõe tem como papel ouvir os demais estudantes, propondo melhorias e ideias junto à Coordenação Pedagógica e à Direção Educacional. Os alunos também têm a função de planejar atividades diferenciadas que promovam integração entre as turmas e descontração para a rotina.
Considerando este objetivo, no início de cada ano letivo, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais ao Terceirão elegem a chapa que deverá conduzir as atividades ao longo do ano. Podem concorrer ao Grêmio Estudantil alunos do 9º ano ao Terceirão, por meio da formação de chapas.
As chapas são compostas pelo presidente, vice-presidente, tesoureiro e secretário, além de coordenadores cultural, esportivo e recreativo. Cada uma das chapas concorrentes deve apresentar aos demais alunos suas propostas de atividades para o ano. Em 2021, a chapa vencedora foi a do aluno Pedro Litenski.
Ao longo do ano, os alunos responsáveis realizaram diferentes atividades, que promoveram integração entre os estudantes e entre as turmas. Algumas das atividades realizadas foram Live-Quiz de “Qual é a música?”, Live Junina, Interclasses de queimada, passeio ciclístico, caminhada, ações sobre separação de lixo e sobre conscientização no trânsito.
Além disso, o GEKI tem a parceria com o Jugendcenter e, em razão disso, proporcionou no segundo semestre as tardes recreativas, que aconteciam duas vezes por mês, uma vez para as crianças do Ensino Fundamental Anos Iniciais e uma vez para os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Estas tardes proporcionaram aos alunos momentos de integração e descontração.
Neste ano, os alunos ainda proporcionaram um “cinema” para as turmas, que ocorreu nos últimos dias de aula.