O componente curricular Letramento Digital, implantado no Colégio Imperatriz em 2021, em apenas três meses de aula, já apresenta resultados positivos quanto ao desenvolvimento dos alunos no que tange às questões do mundo digital.
A disciplina foi incorporada ao currículo nos seguintes níveis de ensino: Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio. Todas as turmas estão na fase inicial do programa curricular desenvolvido pela Plataforma CS Plus, empresa parceira nessa atividade. Enquanto os alunos dos Anos Iniciais estão desenvolvendo jogos, as turmas dos Anos Finais e do Ensino Médio estão na missão mobile.
Na missão mobile os alunos precisam desenvolver aplicativos e à medida que vão evoluindo no processo, as missões seguintes apresentam possibilidades de aperfeiçoamento. Alguns alunos já conseguem programar aplicativos que exigem a interação humana.
Além de desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas incitando a criatividade, a disciplina tem proporcionado aos alunos um letramento que vai muito além da programação computacional e da gamificação.
Muitos outros assuntos, que por vezes parecem simples, como acessar uma plataforma, usar um e-mail no caso dos alunos dos Anos Iniciais, até questões de cyberbulling, já estiveram na pauta da disciplina.
Para Josiane da Cruz Melo Gaspar, professora da disciplina, os alunos estão sendo letrados para usar a internet de forma mais assertiva e inclusive estão refletindo sobre como se comunicar neste espaço digital. Estão desenvolvendo habilidades e competências para usar e trabalhar da melhor forma possível com e na internet.