Dos dias 05 a 09 de outubro, o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina realizou a Feira de Profissões. O evento aconteceu online, e reuniu alunos do segundo e terceiro anos do Ensino Médio para conversas com profissionais de diferentes áreas da Cooperativa Agrária.
Durante os encontros, os estudantes puderam conhecer melhor o dia a dia de algumas profissões pelas quais demonstram interesses. Participaram das conversas os profissionais Rafael Mattes (Comercial de Malte), Robson Machado (Planejamento Logístico), Rafael Fratta (P&D Projetos), Ademir Klaus (Manutenção Elétrica), Robson Amano (Assistência Técnica), Ellen Zultanski (Desenvolvimento Humano), Ester Xavier (Médica – Ambulatório), Fernanda de Siqueira Campos (Enfermeira – Fundação Semmelweis), João Marcos Gomes (Jurídico) e Luciane Raupp (Professora).
A programação foi encerrada com a palestra da colaboradora do setor de Recursos Humanos da Agrária, Suzieli Patrícia Bail. Ela conversou com os alunos sobre quais são as “profissões do futuro”.
Para a estudante Thais Reichhardt, que está no terceiro ano do Ensino Médio, oportunidades de diálogo, como a Semana das Profissões, possibilitam que os alunos tirem dúvidas e adquiram conhecimento sobre a rotina de diferentes profissionais. “Precisamos tomar uma decisão que vai influenciar no nosso futuro e às vezes acabamos sofrendo com a falta de informações sobre a profissão que pretendemos seguir. Esse tipo de conversa nos muito nessa escolha”, diz.
De acordo com a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Colégio Imperatriz, Gésica Cristina Fritsch Dorfey, a ideia de promover a Semana das Profissões é uma forma dar suporte aos alunos em um momento tão desafiador como a escolha de seus caminhos profissionais. “Essas conversas permitem que os estudantes além de conhecerem a rotina de cada profissional, entendam também qual a trajetória acadêmica que eles percorreram para chegar onde estão”, conclui.