Para o desenvolvimento e construção da aprendizagem diversos, estímulos e estratégias são necessários. Os jogos pedagógicos são um recurso pedagógico potente para a aprendizagem. Auxiliam na assimilação e na construção de conhecimentos e servem como instrumento pedagógico desde a Antiguidade. Contribuem na formação, no aprimoramento de aspectos cognitivos e afetivos que são desencadeados no exercício do jogar (Carneio, 2015).
O Colégio Imperatriz desenvolve, na Sala de Recursos Multifuncionais, diversas estratégias que valorizam o potencial do aluno e utilizam o jogo como instrumento pedagógico.
A partir dos seus elementos lúdicos e de raciocínio, o jogo é capaz de contribuir no processo de construção do conhecimento e no desenvolvimento da inteligência e da personalidade do aluno. O contato com o jogo proporciona também o desenvolvimento da sensibilidade, da autoestima, amizade e a ampliação dos contatos sociais, bem como o aumento da motivação e o estímulo para a criatividade (MIRANDA, 2002).
Para Vygotsky (2007), o jogo permite à criança ingressar em um processo de autodescoberta, desenvolvendo o seu potencial criativo. O contexto do jogo permite que a criança assimile conceitos abstratos e experimente-os formulando sua própria compreensão e significado.
No contexto da Educação inclusiva, o jogo como instrumento pedagógico oferece muitas vezes, o estímulo e a comunicação, motivando o estudante a vencer etapas e desafios.