No último sábado, 27, o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina recebeu uma grande notícia: o primeiro lugar entre as escolas de Guarapuava no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019. Esse é o quinto ano consecutivo que a instituição de ensino obtém o melhor desempenho da região na prova.
Para a Diretora Educacional do Imperatriz, Josiane Richter, o resultado positivo no Enem comprova a qualidade do ensino no Colégio e reforça sua posição como referência na área da educação. “Isso nos deixa muito orgulhosos, porque confirma que estamos formando bem os nossos alunos, proporcionando-lhes um desenvolvimento pleno, em várias áreas. Com certeza, o leque de atividades ofertadas aqui faz toda a diferença para a consolidação desse conhecimento global”, afirma.
Segundo a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Colégio, Gésica Crisitna Fristsch Dorfey, a preparação dos alunos para provas externas começa ainda na primeira série. A realização de simulados e a aplicação de exercícios aos moldes dos cobrados por esses testes nas atividades curriculares ajudam a familiarizar os estudantes.
No terceiro ano esse trabalho é reforçado. “A turma de 2019 realizou cinco ciclos de simulado no modelo Enem. Cada ciclo segue a mesma estrutura do Exame, tendo o mesmo tempo de prova e número de questões do teste oficial. O material dos alunos e a estrutura das aulas acabam contemplando de forma mais intensa a preparação para o Enem e para os vestibulares”, explica a Coordenadora.
A estudante Milena Nauy, hoje no primeiro ano do curso de Agronomia da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), comenta que a estrutura oferecida pelo Imperatriz fez toda a diferença no momento de passar pelo Enem e demais testes para ingressar no Ensino Superior. “Os simulados realmente ajudaram, pois prepararam nosso psicológico. Além de ser teórica, a prova do Enem também é de resistência. Ficávamos a tarde toda fazendo simulado, sem distrações, e isso teve grande impacto para um melhor desempenho”, diz.
Colégio atinge seu melhor desempenho no quesito redação
Entre as áreas de conhecimento exigidas pelo Enem, o desempenho dos alunos do Imperatriz na Redação merece destaque. Os estudantes atingiram a média de 817,78 pontos, a maior pontuação em toda história do Colégio. Na maioria das escolas privadas do Paraná essa média foi de 680 pontos. O excelente resultado coloca o Imperatriz entre as seis melhores escolas do estado nesse quesito.
O desempenho dos alunos na Redação é consequência de ações implantadas pelo Colégio desde 2017. “Percebíamos que nosso desempenho sempre era melhor nas áreas de exatas, o que fez com que investíssemos mais na área de Códigos e Linguagens, bem como na Redação”, esclarece Josiane Richter.
Uma das iniciativas tomadas pela equipe pedagógica para reverter essa situação foi a criação de Workshops de Redação. As oficinas são coordenadas pela própria Diretora Educacional, devido sua experiência como professora de Língua Portuguesa. Os alunos começam a participar da atividade no segundo ano.
Durante os Workshops, os estudantes são estimulados a utilizar técnicas para a criação de um bom texto dissertativo, que é o formato de redação pedido pelo Enem e pelos principais vestibulares. As produções são avaliadas sempre por três pessoas: a Diretora Educacional, a Coordenadora Pedagógica e a professora de Língua Portuguesa. Com o resultado em mãos, os alunos recebem orientações individuais sobre o que precisam fazer para aprimorar seus textos.
Para a professora Débora Freitas, que leciona as disciplinas de Língua Portuguesa e Produção de Texto para as turmas de Ensino Médio do Colégio Imperatriz, uma série de fatores justifica a evolução da escola nas áreas de Código e Linguagens e Redação. “Além do comprometimento dos alunos, outro ponto importante é o suporte dado pela Coordenação Pedagógica e pela Direção do Colégio, que sempre acompanham o trabalho de perto, apontando melhorias e sugerindo novas possibilidades, visando promover o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. A configuração das turmas também permite um trabalho mais direcionado às dificuldades de cada aluno e viabiliza um feedback individualizado”, enfatiza.