“Não há nada mais sério do que uma criança brincando. ” (Édouard Claparéde)
O ato de brincar tão corriqueiro e parte do mundo infantil tem importantes aspectos relacionados ao desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos seres humanos. Durante as brincadeiras, a criança explora, cria, experimenta contrói aprendizagens essenciais para a sua vida.
Conforme o documento que orienta a educação brasileira, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), brincar é um dos seis direitos de aprendizagem das crianças. “Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais. ” (BNCC, p.38) Diariamente, no contexto escolar presencial, são planejados momentos de brincadeiras tanto na Educação Infantil como nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
De 23 a 31 de maio comemoramos a Semana Mundial do Brincar, idealizada pela organização Aliança pela Infância. Tal organização tem por objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do respeito à infância. Nesse ano, devido à pandemia Covid-19, a semana do brincar enfatiza as brincadeiras que podem ser realizadas dentro de casa, com segurança e afeto. Seguem algumas sugestões de brincadeiras que podem ser realizadas dentro de casa: modelagens com massinha, pinturas, brincadeiras folclóricas como passa-anel, jogos de tabuleiro (memória, dominó, xadrez, damas), fantoches, teatro e outras tantas que a imaginação permitir.
Para um momento significativo de aprendizagem por meio das brincadeiras não são necessários materiais caros ou brinquedos de última geração. Materiais não estruturados, do cotidiano, propiciam que a criança imagine diferentes situações, desenvolvendo assim seu potencial criativo. Também, não é necessário organizar cenários ou fazer uma grande preparação. Deixar a brincadeira fluir, de acordo com o ritmo da criança, no tempo dela também é fundamental para o seu desenvolvimento.
Crianças gostam muito que os adultos do seu convívio se envolvam nas suas criações. Portanto, você, pai, mãe ou responsável, deixe a criança que está adormecida dentro de você se divertir com seu filho ou sua filha e aproveite para fortalecer o vínculo afetivo. Com certeza, esses momentos de interação ficarão registrados na memória dos seus filhos.