TDAH – Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
O TDAH é um transtorno neurobiológico e neurocomportamental que atinge crianças com predominância na idade escolar. Pode ocasionar dificuldades de aprendizagem devido à falta de controle dos impulsos (hiperatividade), à agitação e ou à desatenção.
Segundo Rohde e Mattos (2003), existem três tipos de TDAH:
TDAH com predomínio de sintomas de desatenção;
TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade;
TDAH combinado.
O comportamento e rendimento escolar varia conforme a predominância dos tipos de TDAH. O TDAH com predomínio de desatenção não apresenta ou tem poucos sintomas de hiperatividade ou impulsividade. Por essa razão, nem sempre o aluno que tem desatenção terá hiperatividade ou impulsividade. As crianças que apresentam TDAH com predomínio da hiperatividade/impulsividade normalmente apresentam ou têm poucos sintomas de desatenção. Já as crianças que apresentam o TDAH combinado têm, ao mesmo tempo, sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Essa combinação pode trazer várias dificuldades na vida escolar da criança.
Ficar concentrado é um grande desafio para alunos TDAH. Por essa razão é importante auxiliá-lo, utilizando-se de algumas estratégias como:
Dividir as atividades, conteúdos a serem estudos. Ao realizar as atividades por etapas, o TDAH tem a oportunidade de ter uma atenção de melhor qualidade.
Oferecer e proporcionar apoio organizacional nas atividades do dia a dia, como por exemplo, ao fazer as tarefas, anotar as dúvidas, verificar as dificuldades, estudar para as provas e organizar o material.
São atitudes bastante simples, mas que auxiliarão o TDAH a ter um desempenho melhor nos estudos e na organização pessoal como um todo.
Pensando em uma perspectiva de Educação holista e inclusiva, o CI trabalha para atender a singularidade dos seus alunos, ofertando no contraturno escolar o atendimento na Sala de Recursos Multifuncionais. A Sala de Recursos é um ambiente que trabalha com foco no aprendizado e no desenvolvimento das potencialidades do aluno. Conta com materiais pedagógicos diversos que buscam desenvolver habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, memória, concentração, interpretação, escrita, oralidade e imaginação.
Fonte: FROHDE, Luis Augusto, MATTOS, Paulo, & cols, Princípios e Práticas em TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, POA : Artmed, 2003;