Notícia

Voltar

Educação Inclusiva - TDAH

Publicado em 07 de Março de 2020


TDAH – Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

O TDAH é um transtorno neurobiológico e neurocomportamental que atinge crianças com predominância na idade escolar. Pode ocasionar dificuldades de aprendizagem devido à falta de controle dos impulsos (hiperatividade), à agitação e ou à desatenção.

Segundo Rohde e Mattos (2003), existem três tipos de TDAH:

TDAH com predomínio de sintomas de desatenção;

TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade;

TDAH combinado.

O comportamento e rendimento escolar varia conforme a predominância dos tipos de TDAH. O TDAH com predomínio de desatenção não apresenta ou tem poucos sintomas de hiperatividade ou impulsividade. Por essa razão, nem sempre o aluno que tem desatenção terá hiperatividade ou impulsividade. As crianças que apresentam TDAH com predomínio da hiperatividade/impulsividade normalmente apresentam ou têm poucos sintomas de desatenção. Já as crianças que apresentam o TDAH combinado têm, ao mesmo tempo, sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Essa combinação pode trazer várias dificuldades na vida escolar da criança.

Ficar concentrado é um grande desafio para alunos TDAH. Por essa razão é importante auxiliá-lo, utilizando-se de algumas estratégias como:

Dividir as atividades, conteúdos a serem estudos. Ao realizar as atividades por etapas, o TDAH tem a oportunidade de ter uma atenção de melhor qualidade.

Oferecer e proporcionar apoio organizacional nas atividades do dia a dia, como por exemplo, ao fazer as tarefas, anotar as dúvidas, verificar as dificuldades, estudar para as provas e organizar o material.

São atitudes bastante simples, mas que auxiliarão o TDAH a ter um desempenho melhor nos estudos e na organização pessoal como um todo.

Pensando em uma perspectiva de Educação holista e inclusiva, o CI trabalha para atender a singularidade dos seus alunos, ofertando no contraturno escolar o atendimento na Sala de Recursos Multifuncionais. A Sala de Recursos é um ambiente que trabalha com foco no aprendizado e no desenvolvimento das potencialidades do aluno. Conta com materiais pedagógicos diversos que buscam desenvolver habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, memória, concentração, interpretação, escrita, oralidade e imaginação.

Fonte: FROHDE, Luis Augusto, MATTOS, Paulo, & cols, Princípios e Práticas em TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, POA : Artmed, 2003;



PARCEIROS:

Agraria
Zfa
schulen
upl
Suabios
Goethe
basf
Bayer
wda
Av. Michael Moor, 2097
Entre Rios - Guarapuava/PR

(42) 3625-8356

(42) 99115-3063

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta-feira:
Manhã: 7h20 às 12h10
Tarde: 13h às 17h30

Aos sábados: 8h às 12h
Av. Michael Moor, 2097 Entre Rios - Guarapuava Paraná

(42) 3625-8356

(42) 99115-3063

ASSOCIACAO EDUCACIONAL IMPERATRIZ DONA LEOPOLDINA
CNPJ: 77.905.479/0001-30
Desenvolvido por BRSIS