O aprendizado escolar não pode ser visto como algo genérico, pronto e acabado. Cada aluno aprende no seu ritmo e tem seu tempo de aprendizagem. Alguns aprendem rapidamente, outros demoram um pouco mais. Há casos também em que o aluno leva muito mais tempo para aprender e podem surgir algumas características de indicativo de distúrbios de aprendizagem.
Os transtornos de aprendizagem envolvem uma incapacidade de adquirir, reter ou usar habilidades ou informações gerais, o que resulta em dificuldades como atenção, memória, raciocínio e afeta o desempenho escolar. Transtorno de aprendizagem é uma condição neurológica que afeta a aprendizagem e o processamento de informações, sendo diferente da dificuldade de aprendizagem, que se caracteriza por algo passageiro, visto que o transtorno de aprendizagem é permanente.
Os transtornos de aprendizagem mais comuns são:
Distúrbios da leitura:
Dislexia: as pessoas com Dislexia sentem dificuldade de reconhecer e decodificar as palavras, o que acarreta dificuldades fonológicas e de comunicação. Apresentam limitações na hora de ler e interpretar símbolos gráficos, letras e números.
Distúrbios da expressão escrita:
Disgrafia é uma inabilidade ou atraso no desenvolvimento da linguagem escrita, especialmente da escrita cursiva
Disortografia é uma inabilidade na escrita correta das palavras.
Distúrbios envolvendo a capacidade matemática:
A discalculia é uma desordem neurológica que integra o grupo de distúrbios de aprendizagem e afeta a capacidade de realizar atividades que envolvam números.
Em face aos inúmeros desafios da Educação, conhecer as principais características dos transtornos de aprendizagem é fundamental.
Compreendendo a relevância da temática, o CI a partir de agosto de 2017 conta com o atendimento educacional especializado que acontece no contra turno escolar. O trabalho da Sala de Recursos do CI é direcionado a atender as particularidades dos alunos, buscando o desenvolvimento de suas potencialidades. As atividades desenvolvidas têm como eixo articulador as disciplinas de Português e Matemática, que são desenvolvidas utilizando-se de métodos e recursos específicos como jogos de raciocínio, concentração, conhecimentos gerais, lógica, memória e produção textual.
Fonte:https://neurosaber.com.br/principais-disturbios-de-aprendizagem/