Notícia

Voltar

Educação Inclusiva - Transtornos de Aprendizagem

Publicado em 05 de Março de 2020


O aprendizado escolar não pode ser visto como algo genérico, pronto e acabado. Cada aluno aprende no seu ritmo e tem seu tempo de aprendizagem. Alguns aprendem rapidamente, outros demoram um pouco mais. Há casos também em que o aluno leva muito mais tempo para aprender e podem surgir algumas características de indicativo de distúrbios de aprendizagem.

Os transtornos de aprendizagem envolvem uma incapacidade de adquirir, reter ou usar habilidades ou informações gerais, o que resulta em dificuldades como atenção, memória, raciocínio e afeta o desempenho escolar. Transtorno de aprendizagem é uma condição neurológica que afeta a aprendizagem e o processamento de informações, sendo diferente da dificuldade de aprendizagem, que se caracteriza por algo passageiro, visto que o transtorno de aprendizagem é permanente.

Os transtornos de aprendizagem mais comuns são:

Distúrbios da leitura:

Dislexia: as pessoas com Dislexia sentem dificuldade de reconhecer e decodificar as palavras, o que acarreta dificuldades fonológicas e de comunicação. Apresentam limitações na hora de ler e interpretar símbolos gráficos, letras e números.

Distúrbios da expressão escrita:

Disgrafia é uma inabilidade ou atraso no desenvolvimento da linguagem escrita, especialmente da escrita cursiva

Disortografia é uma inabilidade na escrita correta das palavras.

Distúrbios envolvendo a capacidade matemática:

A discalculia é uma desordem neurológica que integra o grupo de distúrbios de aprendizagem e afeta a capacidade de realizar atividades que envolvam números.

Em face aos inúmeros desafios da Educação, conhecer as principais características dos transtornos de aprendizagem é fundamental.

Compreendendo a relevância da temática, o CI a partir de agosto de 2017 conta com o atendimento educacional especializado que acontece no contra turno escolar. O trabalho da Sala de Recursos do CI é direcionado a atender as particularidades dos alunos, buscando o desenvolvimento de suas potencialidades. As atividades desenvolvidas têm como eixo articulador as disciplinas de Português e Matemática, que são desenvolvidas utilizando-se de métodos e recursos específicos como jogos de raciocínio, concentração, conhecimentos gerais, lógica, memória e produção textual.

Fonte:https://neurosaber.com.br/principais-disturbios-de-aprendizagem/



PARCEIROS:

Agraria
Zfa
schulen
upl
Suabios
Goethe
basf
Bayer
wda
Av. Michael Moor, 2097
Entre Rios - Guarapuava/PR

(42) 3625-8356

(42) 99115-3063

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta-feira:
Manhã: 7h20 às 12h10
Tarde: 13h às 17h30

Aos sábados: 8h às 12h
Av. Michael Moor, 2097 Entre Rios - Guarapuava Paraná

(42) 3625-8356

(42) 99115-3063

ASSOCIACAO EDUCACIONAL IMPERATRIZ DONA LEOPOLDINA
CNPJ: 77.905.479/0001-30
Desenvolvido por BRSIS