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Escola Aberta: aulas práticas que promovem a aprendizagem significativa

Publicado em 30 de Outubro de 2019


A teoria aliada à prática são um importante referencial na formação profissional de técnicos, o que os qualifica para atuar no mundo do trabalho. A partir de 2015, o Colégio Imperatriz recebeu de sua mantenedora a cessão de uma área para desenvolver as práticas do Curso Técnico em Agropecuária. Com esse campo didático-experimental passou-se a desenvolver diversas atividades e eventos, como, por exemplo, a Escola Aberta do Curso. Esse evento acontece normalmente no 2º semestre do ano letivo e culmina com a apresentação, no campo, dos trabalhos e das práticas desenvolvidas pelos alunos durante o ano.

Com o campo experimental veio o desafio de torná-lo produtivo e alinhado com as práticas pedagógicas da formação técnico-profissionalizante, principalmente, com o foco na sustentabilidade.

Um dos primeiros desafios foi o de recuperar uma faixa de terra, onde se formou um canal, em decorrência da falta de práticas de manejo de conservação do solo, o que potencializou o processo erosivo.Para isso, durante as aulas práticas e como proposta para a Escola Aberta de 2016, ano em se comemorou o Ano Internacional dos Solos, os alunos realizaram diversas práticas (Figura 1) voltadas para o manejo e conservação do solo e, em especial, visando à recuperação do canal.

A técnica utilizada para o manejo do canal foi a de introduzir uma cultura perene que tivesse a função de: (i) diminuir o efeito da chuva (impacto das gotas de água) na desagregação do solo; (ii) minimizar e/ou evitar o escorrimento superficial; e (iii) melhorar as condições de infiltração de água no solo.

Além do uso de gramíneas perenes para recuperar a área, utilizaram-se barreiras físicas, conhecidas como paliçadas, para diminuir a velocidade do escorrimento superficial e, consequentemente, do processo erosivo.

Para que se atingisse o objetivo proposto, foram necessárias três tentativas, pois, durante a implantação da prática de recuperação, houve situações que impossibilitaram o estabelecimento da cobertura vegetal.

Durante todo esse processo, os alunos tiveram papel fundamental, pois, além de participarem ativamente nas práticas adotadas na recuperação do canal, puderam vivenciar toda a discussão realizada em sala de aula sobre a importância da conservação do solo e as demandas atuais de uma agricultura sustentável.

Atualmente a área está totalmente recuperada e alinhada com os propósitos de formação do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, que é termos profissionais com uma sólida formação técnica e, também, capazes de atender a demanda de uma agricultura cada vez mais tecnificada, que busca produzir mais, sem degradar o meio ambiente.

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