Para que ocorra uma boa convivência em sociedade, todos nós precisamos exercitar mais as nossas habilidades de relacionamento, resgatando valores morais já quase esquecidos, como paciência, tolerância, compreensão e cooperação.
A cooperação existe desde os primórdios da humanidade, quando o homem das cavernas descobriu que era muito mais seguro unir forças para caçar e se defender do ataque de seus inimigos.
Cooperar é a forma mais eficaz de se empreender. Historicamente, as pessoas cooperam porque percebem que os resultados obtidos coletivamente são melhores do que os que conseguiriam individualmente.
A cultura da cooperação é uma ideia que se baseia em um relacionamento de interdependência entre pessoas com diferentes potencialidades, com o objetivo de alcançar um bem comum. Estabelecer uma relação de convivência e confiança, sendo assim, é fundamental.
O cooperativismo proporciona aos alunos competências e oportunidade para reivindicarem os seus direitos e assumirem deveres como cidadãos responsáveis e participativos na sociedade atual e futura.
Em função disso, ocorreu no dia 06 de setembro o 4º recreio cooperativista, organizado pela Área de Ciências Humanas do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, uma iniciativa que visou o despertar nos alunos o respeito, a solidariedade, a cooperação e a responsabilidade social por meio da arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal. As entidades contempladas foram “Vidas por Vidas”, de Guarapuava e o “Lar do Idoso São Francisco de Assis”, do Pinhão.