O Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado no primeiro sábado do mês de julho. A data foi instituída oficialmente pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), com o propósito de reforçar a mensagem de que as cooperativas são empresas centradas nas pessoas, caracterizadas por um controle democrático que prioriza o desenvolvimento humano e a justiça social no local de trabalho.
No Brasil, a comemoração ocorre junto com as ações festivas e sociais do Dia C – o Dia de Cooperar. O Dia de Cooperar (Dia C - CoopsDay) foi desenvolvido pelo Sistema Ocemg em 2009, com o propósito de integrar as ações voluntárias de cooperativas, cooperados, colaboradores e familiares, em um grande movimento de solidariedade cooperativista, visando ao bem ao próximo e ao estímulo à solidariedade e à intercooperação.
Neste ano, o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina participou pela primeira vez da data com ações pautadas na responsabilidade social e em cuidados com a saúde e o meio ambiente.
No quesito responsabilidade social, aconteceram ações como a doação de rações para uma ONG de proteção aos animais, situada na Colônia Jordãozinho, e adoção de cães. A demanda partiu da solicitação e preocupação dos alunos do colégio com os cães de rua.
Além do Colégio Imperatriz, parceiros como o SESCOOP, promotor do Dia C, e o Banco Cooperativo Sicredi apoiaram o evento. A contribuição poderia ser através de doação de ração ou financeira (para aquisição posterior de ração).
Não é possível falar em Dia C sem nos remetermos aos princípios do cooperativismo e, mais especificamente, ao 7º princípio que fala do INTERESSE PELA COMUNIDADE. O princípio associa-se diretamente ao valor da responsabilidade socioambiental. Ações como a preocupação e a sensibilização das crianças com os cães de rua denota que a comunidade está disposta a assumir seu papel e responsabilidade social. Cabe a nós, como instituição que promove a educação, tomar a iniciativa e conduzir nossos pequenos educandos no caminho da cooperação.