Educar para a cooperação, solidariedade, ajuda mútua, participação e democracia tem sido um dos compromissos assumidos pelo Colégio Imperatriz com a implementação do projeto Cooper Jovem.
Entendemos que educar para a cooperação significa uma mudança de postura na prática pedagógica, significa tornar o aluno cada vez mais autor do seu processo de aprendizagem, trazendo-o para assumir a responsabilidade e autonomia dessa caminhada.
Levando em consideração esses objetivos, desenvolvemos ao longo do ano letivo diversas atividades, como café da manhã entre pais, alunos, professores e colaboradores, abordagem e conhecimento aprofundado sobre as cores da bandeira do cooperativismo e transcendência para a prática diária, visita a outras organizações cooperativas (Cooperativa de Reciclagem), além da utilização de metodologias diferenciadas em sala de aula, com foco maior no trabalho cooperativo e democrático.
Entre todas essas estratégias propiciamos também recreios diferenciados, nos quais buscamos uma integração maior entre todos os protagonistas da escola, alunos, professores e demais colaboradores.
Um desses recreios cooperativistas aconteceu na segunda-feira, dia 01 de julho, organizado pela área de Linguagens e Códigos. Foi um momento de diversão e reflexão interessante para todos os envolvidos, compreendendo que quando realizamos algo em conjunto vamos mais longe.