O Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, entidade mantida pela Cooperativa Agrária Agroindustrial, mais uma vez foi um dos vencedores do PNGE (Prêmio Nacional de Gestão Educacional). O evento de premiação ocorreu no dia 27 de março, em São Paulo, por ocasião do Congresso Nacional de Gestão Educacional. Receberam o prêmio em nome do colégio a diretora, Josiane Richter, a coordenadora do Ensino Médio, Gésica Dorfey, e a gerente sociocultural da Cooperativa, Viviane Schüssler.
O objetivo do PNGE é incentivar as instituições de ensino a implantar práticas inovadoras, propiciando o aprimoramento contínuo da educação no país. O projeto inscrito pelo Imperatriz foi o programa “Dono de Área”, elaborado pela Agrária e implantado em toda a Cooperativa e entidades mantidas. O programa envolve os conceitos de 5S (cinco sensos), gerenciamento de rotina e manutenção autônoma, e visa a desenvolver nas pessoas o senso de dono, de maneira que se sintam responsáveis pelo ambiente em que atuam.
No caso do Imperatriz, contudo, o programa ganhou uma faceta distinta, com o objetivo de criar esse senso nos próprios alunos, desenvolvendo neles um olhar atento em relação aos espaços de uso coletivo e à necessidade de manutenção e conservação.
Para Josiane Richter, a obtenção do prêmio ratifica a importância de se criar esse olhar nos alunos. “O programa Dono de Área promove e incentiva o senso de dono, desde muito cedo. Assim, os alunos aprendem a cuidar do espaço em que convivem e acabam levando isso para outros espaços de sua vida. É um ato de cooperação e de empatia, o que está totalmente alinhado com as exigências legais da educação brasileira, e, principalmente, da vida contemporânea”, afirmou.
Em sua opinião, o programa Dono de Área combina perfeitamente com o modelo de gestão do Imperatriz. “O Colégio Imperatriz tem um sistema de gestão muito empreendedor e desenvolve projetos bem contemporâneos, que agregam para todas as esferas da escola, sempre pensando em um processo de aprendizagem de alta qualidade para o aluno”.
Entre os objetivos do programa Dono de Área estão: fazer o aluno se sentir parte do processo de ensino e aprendizagem e do colégio; definir um dono ou grupo de donos (turmas de alunos) para cada área; fazer com que o aluno assuma atitude de dono sobre a produtividade e os resultados; incentivar a cultura de “gente que gosta de ser dono”; reduzir acidentes, aumentar aderência ao gerenciamento da rotina, reduzir custos de manutenção e operacionais; integrar os programas de gerenciamento da rotina e 5S à rotina escolar; formar alunos conscientes em relação ao cuidado com o ambiente e com o próximo, agindo com autonomia, responsabilidade e flexibilidade; incentivar as práticas inerentes ao programa Dono de Área no contexto bilíngue do colégio, em Língua Portuguesa e em Língua Alemã; e exercitar a empatia, a cooperação, o diálogo e a resolução de conflitos.