Com as demandas da nova Base Nacional Comum Curricular, o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina tem estudado possibilidades para fazer as adequações exigidas, buscando um melhor desenvolvimento e uma aprendizagem significativa para os seus alunos. Considerando que o colégio é mantido por uma cooperativa, a Cooperativa Agrária Agroindustrial, buscou-se em 2018 os projetos desenvolvidos pelo SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). A partir de então, entendeu-se que projetos relacionados ao cooperativismo poderiam ser uma ótima oportunidade para uma melhor compreensão das atividades desenvolvidas por uma cooperativa e por consequência uma melhor compreensão da própria realidade do aluno, bem como o desenvolvimento de competências socioemocionais variadas. O projeto CooperJovem (com incentivo do SESCOOP) apresentou-se como uma possibilidade que daria conta dos objetivos propostos. Assim, no segundo semestre, os professores do Imperatriz participaram de uma formação para professores, realizada no colégio, e desenvolveram um Projeto Educacional Cooperativo (PEC), intitulado Cooperação, a ser executado em 2019 em todas as turmas. Com isto, o cooperativismo passa a fazer parte das aulas curriculares. Nesta semana, foram iniciadas as primeiras ações, com a apresentação do projeto a todos os professores e colaboradores, realizada no dia 31 de janeiro, com a apresentação aos pais, a ser realizada hoje, dia 01 de fevereiro, e com a apresentação aos alunos, a ser realizada no primeiro dia de aulas. Foi promovida uma roda de conversa do diretor presidente da Cooperativa, Jorge Karl, com os professores e colaboradores, para que se possa ter uma melhor compreensão da cooperativa e do trabalho cooperativo. O objetivo do programa é propor à comunidade escolar situações que permitam a sensibilização para o desenvolvimento de uma consciência mais humana, por meio de convivências, diálogo e ações solidárias, aplicando os princípios do cooperativismo.