No ano em que completa seu 50º aniversário, o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina iniciou o calendário escolar com um feito histórico: a inauguração do piso superior do prédio da Educação Infantil. A cerimônia foi realizada na última quarta-feira, dia 14, na presença da comunidade escolar, incluindo pais, alunos e professores, bem como a diretoria e a gerência sociocultural da Cooperativa Agrária Agroindustrial – mantenedora do colégio.
A estrutura foi finalizada ao longo dos últimos meses e agrega mais cinco salas de aulas ao princípio da vida escolar de dezenas de alunos da comunidade de Entre Rios. “A Educação Infantil – primeira etapa da Educação Básica – tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seus seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais”, destacou a diretora educacional do Colégio Imperatriz, Josiane Richter.
O crescimento de 80% da demanda de alunos entre 2013 e 2017 motivou a conclusão da construção do prédio, inaugurado em 1997. Conforme exposto durante a cerimônia, em 2016 havia 61 alunos na Educação Infantil do Imperatriz; em 2017 o número subiu para 80 e, em 2018, chegou a 108 crianças.
“Quando a Agrária enfrentava dificuldades, tínhamos como meta continuar investindo em educação e pesquisa”, frisou o diretor presidente da Agrária, Jorge Karl, durante o pronunciamento. “Mas nossa grande preocupação era ter um colégio, mas não ter alunos. Graças a Deus, nossa previsão estava errada. Temos cada vez mais estudantes e isso é sinal dos investimentos destinados à nova geração que está chegando”.
Um momento de descontração durante a cerimônia foi a apresentação de um vídeo, no qual as professoras instigaram os pequenos alunos de 2017 a refletirem sobre o que ocorria no piso superior – que se encontrava em obras. Respostas divertidas, como “era o barulho de uma moto” ou “é onde se esconde o Coelho da Páscoa” arrancaram risadas dos pais e professores.
“A educação infantil busca as condições para que as crianças aprendam situações nas quais possam desempenhar papel ativo, em ambientes que os convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocados a resolvê-los”, frisou a coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, Andreia Schneiders.
O descerramento simbólico da placa de inauguração foi realizado pela diretora Josiane Richter e pelo presidente Jorge Karl. “Agradecemos à mantenedora, Cooperativa Agrária Agroindustrial, pelo apoio na reforma do prédio da Educação Infantil”, diz a comenda. “Quem está de parabéns hoje são os pais e logicamente os nossos mais de 600 cooperados, que entregam mais uma obra para a comunidade de Entre Rios”, reforçou Karl.
Em seguida, os presentes foram convidados a conhecer as modernas instalações. As novas, espaçosas e coloridas salas de aula já se encontravam mobiliadas e completamente preparadas para receber os pequenos estudantes, a partir desta quinta-feira, dia 15.
Importância da Educação Infantil
A evolução em relação à percepção da importância dos ensinos desde a tenra idade também foi salientada pela diretora educacional. “A Educação Infantil foi, por muito tempo, vista como apenas um local específico para cuidado de crianças pequenas, não se levando em conta o caráter pedagógico”, destacou Josiane. “A Educação Infantil – primeira etapa da Educação Básica – tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seus seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais. Acredita-se que as crianças, ao passarem pela educação infantil, terão grandes possibilidades de concluir seus estudos com êxito”, finalizou.
Ao final, o público levou para casa uma pequena lembrança, com a seguinte frase, que simbolizou a importância do momento: “Ouvi de uma borboleta: há, pela vida afora, metamorfoses não só possíveis, mas necessárias”, de José Danilo Rangel. “Penso que, diante de tudo que foi exposto, essa frase resuma o contexto desse momento”, concluiu a diretora Josiane Richter.
Confira a galeria de fotos da inauguração no link:: http:www.colegioimperatriz.net.br